quinta-feira, 26 de novembro de 2009

POESIA!

 A arte que vem das palavras, é levam sentimentos as pessoas...
poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos. “Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice.”[1] O sentido da mensagem poética também pode ser importante (principalmente se o poema for em louvor de algo ou alguém, ou o contrário: também existe poesia satírica), ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético. A poesia compreende aspectos metafísicos (no sentido de sua imaterialidade) e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta



A poesia pode fazer uso da chamada licença poética, que é a permissão para extrapolar o uso da norma culta da língua, tomando a liberdade necessária para recorrer a recursos como o uso de palavras de baixo-calão, desvios da norma ortográfica que se aproximam mais da linguagem falada ou a utilização de figuras de estilo como a hipérbole ou outras que assumem o carácter "fingidor" da poesia, de acordo com a conhecida fórmula de Fernando Pessoa ("O poeta é um fingidor").







A matéria-prima do poeta é a palavra e, assim como o escultor extrai a forma de um bloco, o escritor tem toda a liberdade para manipular as palavras, mesmo que isso implique romper com as normas tradicionais da gramática. Limitar a poética às tradições de uma língua é não reconhecer, também, a volatilidade das falas.


Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever





Clarice Lispector

3 comentários:

  1. Olá! Vim retribuir a visita que vc fez em meu blog!

    Agora estou por aqui também, pois, gostei da sua proposta.
    Um abraço fraterno
    Adriana Pimentel

    ResponderExcluir
  2. Acho verdadeiramente incrível um poeta, um escritor saber utilizar as palavras mesmo que essas não representem o seu sentimentos.
    Gostaria de aprender isso, pois, eu somente sei fazer uns "ensaios poéticos" das minhas próprias vivencias, não consigo imaginar uma situação ou momento que não vivi.

    Admiro a capacidade de usar e colocar adequadamente as palavras, e fazer delas um poema emocionante.

    Parabéns, gostei da sua colocação.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá! Marques! Gracias por seguir-me

    Tb estarei te seguindo* principalmente porque gostei de tu blog*

    Bueno! - "Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever"

    ResponderExcluir