domingo, 10 de janeiro de 2010

Pena capital ao Capitalismo...



Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da idade média para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social: a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.
 Neste contexto, surgem também os banqueiros e cambistas, cujos ganhos estavam relacionados ao dinheiro em circulação, numa economia que estava em pleno desenvolvimento. Historiadores e economistas identificam nesta burguesia, e também nos cambistas e banqueiros, ideais embrionários do sistema capitalista : lucro, acúmulo de riquezas, controle dos sistemas de produção e expansão dos negócios.



Será este o mundo que nós queremos, onde o dinheiro tem o papel principal de nos dar motivação para continuar? Eu acredito que não!


Hoje em dia, somos ensinados desde crianças, a dar mais valor ao dinheiro do que aquilo que realmente gostamos de fazer. Resumindo, damos mais valor a um papel produzido por um banco, do que à nossa realização como pessoas. O dinheiro provoca estratificação social, desigualdades, escassez quando não a há (basta dar o exemplo do petróleo, dos preços dos alimentos, etc). Vivemos numa sociedade em que os interesses das organizações sobrepõem o nosso bem estar. Porque é que existe a patente da criação da vacina para a gripe A, proibindo outros laboratórios de produzi-la. Se estamos a falar de uma epidemia mundial, porque não actuar de maneira a possibilitar que outros possam produzir esta protecção...






Não perpetuemos este sistema económico que só existe para “escorraçar e maltratar” aqueles que não têm o dinheiro, infelismento o capitalismo veio para destruir valores e pessoas, hojé o estatus pode valer muito mais que o carater!
É mais comum vermos casamentos por interese que por amor... Nos dias de hoje uma pessoa justa e homesta, comparada com uma pessoa denosesta mas com muito dinheiro será desconsiderada perante a sociedade! Os políticos são um exemplo de valorização do dinheiro: do capitral. Roubam milhões da sociedade que seriam usados pra matar a fome de famílias de miseráveis, no entando são desviados para empresas dos politicos ou para eles próprios...  Será que realmente devemos dar maisi valor ao dinheiro, que nada mais é do que um pedaço de papel, quando morrermos deveremos lembrar que não levaremos nada material, a unica coisa que poderiiamos levar seria nossas lembramças e nosso conhecimento...




''Tome conta de seu dinheiro, e saiba que um dia seu dinheiro tomará conta de você.''Republic National Bank


http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28&feature=player_embedded

Um comentário:

  1. Olá Marques!

    Desculpa as minhas ausencias!

    Espero que estejas bem!

    Infelizmente, estou de cama com uma gripe terrível que me impede de me aproximar do meu sogro, o lado positivo, é que me sobra tempo para visitar os blogs...!

    Assim, no meu portátil, cá estou...

    Infelizmente o dinheiro comanda as nossas vidas..., que pena!

    Aproveito e deixo-te de presente de Reis, um pouco tardio, mas vai sempre a tempo, um blog que ensina a valorizar outras coisas que não o dinheiro..., sugiro que o visites...

    De certeza não te vais arrepender, recomendo-o vivamente! Não é bom..., é EXCELENTE!

    É de um Amigo meu argentino, mas também é escrito em potuguês.

    http://serpai-acerca-de.blogspot.com/

    Um beijo e votos de uma excelente semana.

    ResponderExcluir